23 de outubro de 2011

Planejamento estratégico

Planejamento é algo que em geral todo mundo conhece, mas planejamento estratégico não, principalmente no esporte, mais ainda no futebol, o planejamento estratégico é pouco utilizado. Pretendo falar sobre isso nesse artigo, com o intuíto de mostrar a você, leitor, que existem soluções sim para o Palmeiras melhorar.

Vamos a sua definição, retirada da wikipedia, "Planejamento estratégicoPB ou Planeamento estratégicoPE é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.".
Clubes que utilizam planejamento estratégico:
Real Madrid 
Programa de ação: Contratação dos melhores jogadores e técnicos do mundo para se tornar o clube mais famoso e que  mais vende camisas no mundo. Está há 15 anos realizando isso.


Barcelona
Programas de ações: 
1.)  Através de um futebol  bonito com troca de passes e domínio da posse de bola se tornar conhecido no mundo todo como o time que mais joga bonito.Faz isso há 25 anos
2.) Conquistar mais copas dos campeões que seu rival Real Madrid através da contratação de jogadores que se enquadrem nesse perfil.
Exemplos brasileiros:


 Internacional: 
Passava por situação semelhante à nossa nos anos 90, Fernando Carvalho assumiu e definiu um planejamento estratégico, de 5 anos:Ações:
1.)  Revelar jogadores ao máximo para vender no prazo de um ano nos dois primeiros anos para poder ter fluxo de caixa para nos dois anos seguintes contratar jogadores de peso e conquistar títulos. 
2.) Se tornar o clube com mais sócios do Brasil para aumentar as rendas do clube.
Notem que após esse plano de ações, o Internacional fez outro . que fazia parte desse plano estratégico:


1.) Melhorar seu time mantendo ao máximo os jogadores para aumentar a identidade desses jogadores com o clube, vendendo no máximo um jogador por ano para balancear o fluxo de caixa.


Santos
Ser o clube que mais revela talentos no Brasil para voltar a vencer títulos para resgatar as suas tradições nos anos 50 e 60, de ter times que jogavam bonito e conquistavam tudo que disputavam, com jogadores revelados pela casa.


OK, e o que o Palmeiras tem a ver com isso? Tudo. 


Somos tão grandes e até maiores do  esses clubes. Estamos em situação parecida com a qual esses clubes já estiveram. 
Definindo o planejamento estratégico: Para se realizar um bom planejamento estratégico, é necessário realizar-se, antes de mais nada, uma análise SWOT.
Da wikipedia também:"análise SWOT é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou apenas planejamento estrategico. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Notem que ao analisarmos Forças e Fraquezas estaremos analizando apenas variantes internas da empresa, enquanto que a análise das ameaças e oportunidades referem-se as variantes externas."


O PROBLEMA ESTRATÉGICO:

Felipão tem muito a ver com isso, e acreditem, nem por essa passagem, e sim pela passagem anterior. A Libertadores vencida se tornou uma maldição dentro do Palmeiras, pois perdemos nossa identidade. Deixamos de ser a academia, onde se ensina a jogar futebol, onde se joga um futebol de classe, com troca de passes cadenciando o meio campo até o momento de entregar a bola para nossos atacantes de classe marcarem o gol. Nossos torcedores passaram a encarar a derrota apenas como uma derrota. Antigamente perdíamos e dizíamos: "perdemos mas jogamos bonito".

Exemplos de times de qualidade que o Palmeiras teve

Sem essa mudança paramos de atrair torcedores que ajudavam o time no estádio. Nos tornamos a turma do amendoim.



ANÁLISE SWOT PARA O PALMEIRAS:

Principais Fraquezas: Falta de fluxo de caixa e dinheiro, vida política do clube atribulada, muitos anos sem conquistar títulos importantes. Perda de identidade com a academia de futebol.
Principais Forças: 4.a Marca mais importante do Brasil, clube localizado numa das melhores regiões de São Paulo, com estádio novo e moderno sendo construído 4.a maior torcida do Brasil, maior torcida do interior de São Paulo, maior torcida paulista no nordeste.
Ameaças: Crescimento do rival Corinthians nos últimos anos, principalmente em relação à conquistas, marketing e política externa. Crescimento dos clubes cariocas, perda de torcedores mirims para outros clubes como Santos e São Paulo.
Oportunidades: Clube com imensa identidade na Itália. Clubes no brasil não têm planejamento estratégico, e estão gastando todo o dinheiro dos 4 anos de contrato com contratações de peso. Centenário chegando.


Tirando-se da análise swot, podemos concluir que: 
Eliminação das ameaças:
Temos de arrumar a vida política as pessoas devem remar para o mesmo lado e os assuntos internos devem continuar internos. O Conselho de futebol deve deixar de existir, passando a ter um conselho contábil fiscal, com  4 ou 5 conselheiros, responsáveis por fiscalizar as ações do presidente e analisar o fluxo de caixa do clube.
A profissionalização do futebol passa por isso, o único amador no futebol deve ser o presidente. Todo o resto, desde o diretor de futebol, passando pelo gerente, que nem Palmeirense precisa ser, devem ser contratados através de consultorias de head-hunters, passando por várias entrevistas e testes.
Oportunidades
Obter dinheiro através de ações de marketing arrojadas, focando principalmente no interior do estado. Vender mais produtos relacionados ao time, e principalmente adquirir mais sócios para o clube (um atrativo inclusive seria eleição direta). 
Criar filiais, clubes com o nome de  SE Palmeiras no interior, principalmente nas grandes cidades, com o objetivo de fazer esses sócios fazerem parte do time. Criar um programa sócio do interior, onde o sócio pagasse meia passagem de ônibus para assistir os jogos do clube (ou até mesmo fretados) no final de semana. 
É óbvio que é muita pretensão minha fazer sozinho numa manhã de domingo uma análise SWOT de um negócio que gera milhões de reais, mas vejam como obtive facilmente soluções. Imaginem profissionais, 10, 15 pessoas  fazendo isso.


Por último, O Início é ELEIÇÕES DIRETAS no Palmeiras. E para isso, mais uma vez, conto com vocë leitor. O único jeito de tirarmos o clube dessa situação ruim é transformar a maioria dos que estão lá (e digo TODOS, desde Mustafá até Belluzo!) em minoria. 


Deixe de ser somente um leitor, torne-se um eleitor !



8 comentários:

  1. eu não acho que esse planejamento poça dar certo no palmeiras...mas na situação que agente ta amigo, ta valendo qualquer coisa.......

    ResponderExcluir
  2. Não é algo para se pensar em 1 ano, é algo, como está postado, para se começar a fazer e manter durante 5, 10, 15 anos. Transformar o clube totalmente a longo prazo!

    ResponderExcluir
  3. é ta dificil resolver os problemas do palmeiras

    ResponderExcluir
  4. pra mim tem q cair logo pra segunda divisão..só assim essa bosta dessa diretoria aprende a fazer alguma coisa

    ResponderExcluir
  5. @fabianozika99 ja caimos e eles nao aprenderam... ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo artigo.

    Só pecou nas ações de marketing... algumas idéias são muito ruins...

    O mais importante é a profissionalização da nossa administração.


    TEMOS QUE TER PROFISSIONAIS GABARITADOS TRABALHANDO NO PALMEIRAS... GENTE NOVA, COM IDÉIAS NOVAS


    PRINCIPALMENTE NO NOSSO MARKETING... QUE DEVERIA SER O SETOR QUE MAIS ARRECADARIA DINHEIRO, E PRINCIPALMENTE, QUE FARIA A MARCA PALMEIRAS SER MAIS CONHECIDA E VALORIZADA.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Juliano. Quanto às ações de marketing, eu mesmo frisei que essas idéias saíram da minha cabeça,sozinha, numa manhà, ou seja, todas elas poderiam ser rejeitadas ou até mesmo maturadas caso a aplicabilidade delas fossem complicadas. Você pode aproveitar o espaço e dar suas idéias, sugestões de marketing. Quanto à marca, daí discordo: Nossa marca é bem conhecida e bem valorizada, o que falta é utilizá-la! Abração!

    ResponderExcluir